Pular para o conteúdo

Ação Bloqueada no Instagram: Como Resolver e Prevenir?

Recentemente você recebeu uma mensagem de “Ação bloqueada” no Instagram?

Não se desespere, a maioria dos usuários ativos do Instagram já recebeu essa mensagem ao menos uma vez no aplicativo.

Vamos diretamente na solução para corrigir o problema de ação bloqueada.

Sumário

Como resolver o problema de ação bloqueada no Instagram

1. Espere até 48 horas

Para desbloquear seu Instagram, você terá que esperar de 24 a 48 horas

Ficar tantas horas sem usar o Instagram pode ser horrível, mas infelizmente essa é a única maneira comprovada de desativar o bloqueio de ações no Instagram é ser paciente.

Em casos mais simples, a duração do bloqueio dura apenas algumas horas. Em outros é  necessário esperar por mais de 48 horas. 

O Instagram não declara publicamente a duração, fatores ou razões específicas para o bloqueio de ação em suas diretrizes da comunidade, portanto esse prazo se baseia na experiência e relatos dos usuários.

Existem diversos tutoriais na internet ensinando diferentes formas de diminuir o tempo de espera, como reinstalar o aplicativo, mudar os dados móveis, mudar sua biografia, etc. No entanto, nenhuma dessas formas realmente funciona, o único jeito é esperar.

Se você quiser tentar, tudo bem, mas é improvável que funcione.

Como prevenir que a “Ação Bloqueada no Instagram” ocorra novamente?

Saber exatamente como a ação bloqueada funciona e tomar atitudes para que ela não ocorra novamente é a melhor forma de evitar o problema.

Confira várias maneiras de prevenir o problema.

1. Pare de seguir um muitas contas de uma só vez

Um motivo comum pela qual os usuários estão recebendo a mensagem de  ação bloqueada no Instagram é que eles estão seguindo um muitas contas em pouco intervalo de tempo. 

Isso também é conhecido como estratégia seguir / deixar de seguir (follow/unfollow) ou seguir/ seguir de volta.

Se você estiver usando essa tática para ganhar seguidores, tente usá-la em aguardando grandes intervalos de tempo. Ainda é melhor seguir apenas contas direcionadas ao invés de uma em uma lista.

Se você está seguindo uma pilha de usuários em uma lista, está mais propenso a ser bloqueado pelo Instagram. 

Isso acontece pois é mais provável que você seja considerado um bot (robô). Por exemplo, não é natural seguir um grupo de usuários de uma lista de curtidas, pois é algo parecido com o comportamento de um robô.

Ao invés de seguir usuários em uma lista, pesquise seus nomes de usuário para depois segui-los.

Você pode se perguntar, isso não acabaria com estratégia de seguir / deixar de seguir? É claro que sim, e é por isso que essa estratégia não é mais eficaz quanto já foi.

Para ser capaz de usar a estratégia de forma eficaz novamente, você terá que se juntar a comunidades/grupos onde pode obter seguidores de qualidade em vez de aleatórios. Pelo fato dos seguidores não serem de uma lista qualquer de usuário, a probabilidade de um bloqueio é menor.

2. Pare de deixar de seguir (unfollow) muitos usuários de uma só vez

Se você deixar de seguir um grande número de contas rapidamente, isso pode indicar ao algoritmo que você estava seguindo apenas uma lista de usuários sem importância que pegou em qualquer lugar, ou seja, comportamento de robô.

Se você deixar de seguir (unfollow) um grande número de contas de uma vez, sua lista de quem está seguindo ficará oculta por várias horas.

Para reduzir esse problema, procure deixar de seguir os usuários em intervalos.

3. Não envie mensagens diretas repetidamente para um grande número de contas

Ter ação bloqueada para mensagens diretas no Instagram também é algo muito comum.

No entanto, não há nenhuma restrição explícita ao número de mensagens diretas que você pode enviar por dia. Isso varia em contas diferentes. 

Algumas contas podem enviar mais mensagens sem serem bloqueadas, e outras são bloqueadas apenas com o envio de 2 a 5 mensagens. Tudo depende de muitos fatores não revelados.

No final das contas, se você quiser evitar o bloqueio de mensagens diretas no Instagram, leia com atenção nossas próximas dicas.

4. Não copie e cole mensagens diretas

Copiar e colar mensagens e enviá-las em sequência para um grande número de  usuários é um forte sinal de alerta para o Instagram. 

Em vez de enviar muitas mensagens iguais repetidamente, estabeleça um intervalo de tempo razoável entre elas.

5. Personalize a mensagem direta (DM) para cada usuário

Cada palavra, letra e pontuação é importante sempre que você estiver enviando mensagens diretas(também chamadas DM) aos usuários. 

Ao personalizar cada mensagem enviada aos usuários, suas mensagens terão chances muito menores de serem consideradas spam.

Procure usar diferentes frases, palavras ou pontuação em suas mensagens, ou seja, escreva de forma natural, e não como um robô de mensagens prontas escreveria. 

Dessa forma, é menos provável que o Instagram bloqueie sua conta.

6. Pare de usar aplicativos para seguir usuários.

A cada dia o algoritmo do Instagram está mais poderoso, isso graças a evolução da inteligência artificial. 

Se você usar aplicativos para seguir outros usuários, o Instagram será capaz de detectar essa atitude e você será bloqueado.

7. Pare de usar aplicativos de terceiros para deixar de seguir os usuários.

Também existem aplicativos para automatizar a função de deixar de seguir usuários. Eles são úteis por facilitarem o trabalho e serem rápidos.

No entanto, o risco aqui é exatamente o mesmo explicado na dica anterior. O Instagram pode perceber que a ação está sendo realizada por um robô e seu perfil será bloqueado.

8. Não compre seguidores e curtidas falsas

Um bom motivo para não fazer isso é que o Instagram está se tornando cada vez mais eficaz em remover seguidores e curtidas falsas de sua plataforma. 

Além disso, a empresa desincentiva seus usuários de fornecer seus nomes de usuário e senhas do Instagram para outros aplicativos (que não possuam credibilidade), pois isso torna a sua conta menos segura.

Aplicativos que geram curtidas, seguidores e comentários falsos violam as Diretrizes da comunidade e os Termos de Uso do Instagram. Portanto fique longe deles para evitar problemas.