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Como recuperar número do chip de celular (roubado, perdido, ou desativado por falta de recarga)

Foto: Adriano Oliveira/OndaSocial.com.br

Primeiramente, entenda como recuperar o número de chip perdido, roubado ou desativado.

Logo após, vamos dar algumas dicas extras sobre procedimentos de segurança necessários em caso de roubo/furto de celular.

Sumário

Como recuperar o mesmo número do chip perdido

Se você perdeu ou teve seu celular roubado, é possível recuperar o número associado ao chip, desde que este tenha sido adquirido em seu CPF.

Para isso, basta se dirigir à loja da sua operadora e solicitar a recuperação do número. Um novo chip será emitido, já com seu número anterior cadastrado.

O processo é gratuito, exceto pelo preço do novo chip (em torno de R$ 10,00 a R$ 20,00), que é simbólico e varia de acordo com a região. A recuperação só pode ser feita na loja e pelo titular da linha, visando à segurança do cliente.

No entanto, é importante agir rapidamente, pois cada operadora possui um período determinado em que o número fica inativo antes de ser bloqueado e disponibilizado para outro cliente. Para evitar essa situação, entre em contato com a sua operadora o mais rápido possível. Para obter mais informações sobre os prazos, entre em contato com o suporte da sua operadora.

Como recuperar número de chip desativado por falta de recarga

Quando se trata de créditos de celular, é comum que os usuários precisem recarregar seus telefones para manter seus números ativos. Cada operadora de telefonia tem suas próprias regras e prazos para o uso de créditos e, caso um usuário não recarregue seu telefone dentro desses prazos, sua linha pode ser bloqueada e, eventualmente, cancelada.

Se isso acontecer, recuperar o número pode ser um processo difícil, mas não impossível. Cada operadora tem seus próprios prazos para a reativação da linha e, após o cancelamento, pode ser possível recuperar o número em algumas situações.

  • Claro: os créditos são válidos por um período de 30 a 90 dias, dependendo do valor da recarga. Após o bloqueio, o usuário tem mais 60 dias para recuperar a linha antes que ela seja cancelada. Depois do cancelamento, há um período adicional de seis meses em que o usuário pode tentar reativar o número
    Vivo: Na Vivo, as recargas de R$ 15, R$ 20, R$ 25 ou R$ 30 duram apenas 30 dias, enquanto as de R$ 300 duram até 2 anos. Se o usuário não recarregar o celular após 30 dias, ele receberá uma notificação e em até 15 dias os serviços serão parcialmente bloqueados. Se após 45 dias da primeira notificação ainda não houver recarga, o número será bloqueado por mais 30 dias e ainda é possível recuperá-lo indo a uma loja da operadora. Após 75 dias da primeira notificação, o cancelamento é definitivo e não há como recuperar o número.
  • Tim: Na TIM, as recargas de R$ 10, R$ 15 e R$ 20 duram 30 dias, enquanto as de R$ 60, R$ 80 e R$ 100 duram 180 dias. Quando o prazo expira, o número é parcialmente bloqueado. Depois de mais 30 dias, ele é bloqueado totalmente e após mais 30 dias é cancelado sem possibilidade de recuperá-lo, exceto indo até uma loja da operadora.

É importante lembrar que, em todos os casos, o usuário deverá ligar na central de atendimento ou visitar uma loja da operadora para tentar reativar a linha após o bloqueio ou o cancelamento. Embora possa ser uma tarefa inconveniente, manter seus créditos atualizados pode ajudar a evitar a perda de seu número de telefone e a necessidade de passar por esse processo.

Agora, é importante lembrar que recuperar o número do seu celular foi roubado ou perdido não é o suficiente. Em casos de roubo e furto você precisa tomar diversas atitudes adicionais o quanto antes, como bloquear sua contas Google ou IOS, fazer um boletim de ocorrência, bloquear seu chip e IMEI do aparelho, entre outras coisas. Veja todas logo abaixo:

Bloquear sua conta Google ou iOS

Bloquear sua conta Google ou iOS acessando essas contas por outro celular ou computador e avisando que você está sem o smartphone; dessa forma, ninguém vai poder acessar os apps instalados que estejam logados com sua conta; ou acessar seus dados de contato, fotos online, etc.

Fazer o B.O. de roubo ou perda

Sim, se perdeu também tem que fazer o boletim de ocorrência.

Para isso, basta ir até uma delegacia ou fazer de forma online.

Para fazer o boletim online, pesquisa no Google por delegacia virtual + o estado que você mora.

Para registrar um boletim de ocorrência de um celular perdido ou roubado, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. Em algumas regiões do país, pode ser necessário informar o número do IMEI do aparelho.

No momento de preencher as informações para o boletim, é importante fornecer detalhes precisos do ocorrido, incluindo informações sobre o suspeito, caso haja alguma, bem como horários e localização do incidente. Certifique-se de prestar atenção a todos os detalhes relevantes para ajudar a aumentar as chances de recuperação do celular.

Ligar na sua operadora e solicitar o bloqueio do chip

Em caso de perda ou roubo do celular, faça o bloqueio imediatamente entrando em contato com a sua operadora pelos números a seguir:

  • Claro: 1052
  • Vivo: 1058
  • TIM: 1056

Algumas operadoras também oferecem a opção de bloqueio pelo aplicativo, mas é necessário verificar se essa funcionalidade está disponível.

Solicite também o bloqueio do IMEI do aparelho. Embora alguns órgãos de polícia já realizem o bloqueio automático de aparelhos junto à Anatel durante a abertura do Boletim de Ocorrência, é aconselhável que se solicite o bloqueio diretamente com a operadora como medida preventiva.

Outras atitudes de segurança

  • Troque sua senha do e-mail: evite que os criminosos utilizem seu e-mail para trocar a senha dos aplicativos ou realizar transações.
  • Desconecte suas contas nas redes sociais: os criminosos podem se passar por você e pedir dinheiro aos seus familiares.
  • Avisem seus parentes e amigos: os criminosos podem obter informações pessoais através do seu celular. Avisem seus amigos e familiares para que não caiam em golpes.