Pular para o conteúdo

Quantos mundiais tem o Corinthians?

O assunto mundial de clubes é algo bastante polêmico na história do Sport Club Corinthians Paulista.

O motivo é que muitas pessoas contestam o mundial realizado no ano de 2000. No decorrer deste artigo explicamos melhor esse fato.

Mas para quem quer uma resposta rápida, aqui está: o Corinthians tem dois títulos mundiais de clubes, 2000 e 2012.

Mundial de clubes de 2000 – Brasil

No ano de 2000, a FIFA decidiu colocar em prática seu plano de realizar um mundial de clubes.

Até então, o mundial era realizado como Copa Intercontinental, torneio disputado em partida única entre o campeão da Taça Libertadores da América (América do Sul) e da Champions League (Europa). O torneio não era realizado pela FIFA, nem contava com equipes de todos os continentes, mas era considerado como mundial pela relevância esportiva que adquiriu ao longo das décadas.

Após diversas negociações e controvérsias foi criado o primeiro mundial de clubes da FIFA, que contava com equipes de todos os continentes, mais o campeão do país sede, que no caso era o Corinthians como campeão brasileiro.

No final da história, a equipe alvinegra sagrou-se campeã, após um torneio de grande futebol e muita emoção. Sobretudo no empate com o Real Madrid, e vitória nos pênaltis na final contra o Vasco da Gama.

A grande contestação dos críticos é que o Corinthians não havia vencido a Libertadores da América, portanto não deveria participar. No entanto, o regulamento do mundial permite participação do campeão do país sede até hoje, forma usada em todas as suas 19 edições.

Outro argumento é de que o Palmeiras deveria ter sido colocado no lugar do Corinthians, pois era o atual campeão da Taça Libertadores da América. Ocorre que a vaga da Libertadores foi destinada ao campeão de 1998, o clube Vasco da Gama.

O Verdão participaria do mundial de 2001, no entanto, o torneio foi cancelado devido a falência da empresa suíça ISSM/ISL, companhia que detinha os direitos comercias das competições da FIFA. Sendo assim, o mundial da FIFA só voltaria a ser realizado em 2005, substituindo em definitivo a Copa Intercontinental.

As controvérsias do mundial de clubes de 2000

No vídeo abaixo, o jornalista Ubira Leal conta tudo sobre o mundial de clubes de 2000. Da ideia inicial do torneio, a falência da empresa ISL.

Campanha do Corinthians no mundial de clubes de 2000

Corinthians 2 x 0 Raja Casablanca (Marrocos)
Corinthians 2 x 2 Real Madrid (Espanha)
Corinthians 2 x 0 Al Nassr (Arábia Saudita)
Corinthians 0 x 0 (4×3 no pênaltis) Vasco da Gama

Mundial de clubes de 2012 – Japão

A participação do Corinthians no mundial de 2012 foi extremamente especial, sobretudo pelo título da Taça Libertadores da América de 2012.

Após quase 2 décadas de piadas dos torcedores rivais sobre o título mundial de 2000, dessa vez o Timão participava do torneio como campeão continental, e não como campeão do país sede.

Na Libertadores de 2012, o timão fez uma campanha impressionante, sagrando-se campeão invicto do torneio ao vencer o Boca Juniors na final.

No mundial, o desfecho não poderia ser melhor, após duas vitórias, e sem levar nenhum gol, a equipe do técnico Tite se tornou campeã mundial pela segunda vez.

A vitória de 1 a 0 sobre a equipe inglesa do Chelsea, é até hoje a última vitória de uma equipe sul-americana sobre uma europeia no campeonato mundial de futebol.

Campanha do Corinthians no mundial de clubes de 2012

Corinthians 1 x 0 Al-Alhy (Egito)
Corinthians 1 x 0 Chelsea (Inglaterra)

Conclusão

O Corinthians tem dois títulos mundiais de clubes: 2000 e 2012.

Em 6 partidas disputadas em mundiais, o timão possui 4 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota.

Marcou 8 gols e sofreu apenas 2.

Participou de 2 edições, e venceu as duas; sendo o último campeão sul-americano do torneio.

Corinthians em mundiais de clubes
2 participações (2000 e 2012)
2 títulos
6 partidas
4 vitória
2 empates
8 gols marcados
2 gols sofridos

Quantos títulos mundiais tem o Corinthians?

O Corinthians tem 2 títulos de campeão mundial de futebol. O primeiro em 2000, ao vencer o Vasco da Gama nos pênaltis no Maracanã. E o segundo em 2012, ao vencer por 1 a 0 a equipe inglesa do Chelsea em Yokohama no Japão.

Marcações: