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Códigos PIN e PUK do chip: como descobrir ou recuperar

Foto: Adriano Oliveira/OndaSocial.com.br

Ao adquirir um novo chip de celular, junto a embalagem você recebe um cartão de plástico contento algumas informações, a mais importante delas são as senhas PIN (sigla para Número de Identificação Pessoal) e PUK (Chave de Desbloqueio do PIN).

Sumário

Senha PIN

A senha PIN, apesar de ser ignorada pela maioria das pessoas, desempenha um papel fundamental na proteção dos seus dados e do seu celular.

Com ela, você pode bloquear as funcionalidades do seu chip, exigindo a digitação do código toda vez que ligar o aparelho. Dessa forma, em situações em que o smartphone é perdido ou roubado, apenas você (com seu PIN) teria acesso ao seu chip e recursos (chamadas, mensagens de texto, internet, contatos salvos, etc.).

Normalmente, ao adquirir um novo chip da operadora, o PIN vem desativado e pode ser ativado e até mesmo alterado pelo próprio usuário. Ele é composto por quatro dígitos.

Senha PUK

Quando se digita o código PIN incorretamente por cinco vezes, é necessário fornecer o código PUK.

O PUK é composto por oito dígitos. No entanto, se você errar o código PUK dez vezes, o chip será bloqueado permanentemente, exigindo a compra de um novo.

Em certos casos, o cartão também pode conter o PIN 1 e o PIN 2, sendo o primeiro a senha principal e o segundo usado para restringir funções específicas do chip. O PUK 1 e o PUK 2 são usados para desbloquear o PIN 1 e o PIN 2, respectivamente.

No entanto, muitas pessoas acabam descartando o cartão do chip ou esquecem onde o colocaram. Se você precisar recuperar esses códigos, confira as informações a seguir!

Descobrindo o PIN e PUK

Caso você tenha perdido a embalagem do chip, é possível utilizar o PIN padrão das operadoras para configurar o bloqueio da sua linha. Aqui estão os códigos correspondentes:

  • Vivo: 8486
  • Claro: 3636
  • TIM: 1010
  • Oi: 8888
  • Nextel: 0000
  • Algar Telecom/CTBC: 1212

No entanto, se o código padrão não funcionar, será necessário entrar em contato com a central de atendimento da sua operadora e solicitar um novo PIN e PUK para o seu chip. Utilize os seguintes números:

  • Vivo: *8486 a partir de um número Vivo ou 1058 de qualquer telefone
  • Claro: 1052 de qualquer telefone
  • TIM: *144 do seu número TIM ou 1056 de qualquer telefone
  • Oi: *144 do seu número Oi ou 1057 de qualquer telefone
  • Nextel: 1050 de qualquer telefone
  • Algar Telecom/CTBC: 1055 de qualquer telefone

Como alterar a ativar o código PIN

Para aumentar a segurança da sua linha telefônica, é altamente recomendável que você crie uma senha personalizada para o seu chip. É possível alterar o código PIN de qualquer operadora nas configurações de segurança do aparelho.

Procure pela opção “Alterar PIN do Chip”, que geralmente está localizada em “Configurar bloqueio do SIM” ou “Definir bloqueio do SIM”. Para isso, basta digital na lupa de busca nas configurações de seu smartphone a palavra “Alterar PIN”.

Nessa configuração, além de alterar a senha, você pode ativar o sistema de bloqueio do chip, o que exigirá que o código seja inserido sempre que o aparelho for ligado.

No entanto, é importante ter em mente que você precisará da senha atual (contida no plástico/embalagem do próprio chip) ou do código padrão da operadora para realizar a ativação ou a alteração do PIN.

Certifique-se de guardar a nova senha em um local seguro para evitar esquecimentos, pois se você esquecer terá problemas para usar o aparelho.

É importante ressaltar que o bloqueio do chip só funciona quando o mesmo está inserido no celular. Em caso de perda ou roubo do aparelho, não será possível fazer a configuração. Nessas situações, será necessário entrar em contato diretamente com a operadora.