Pular para o conteúdo

Como ter internet e dados móveis grátis no celular: Claro, TIM, Vivo e Veek (2023)

Foto por Luis Wilker WilkerNet do Pixabay

Nem todos têm condições de contratar um plano de internet móvel e muitas vezes dependem de redes Wi-Fi gratuitas, compartilhamento de dados de amigos, ou mesmo pegar emprestado o sinal de Wi-fi da casa de familiares e conhecidos.

A boa notícia é que as operadoras oferecem planos gratuitos para acesso à internet. Exemplos dessas ofertas são o Claro Prezão Free, Vivo Ads, TIM Fun e Veek Pré 2.0.

Nesses planos, as operadoras estabelecem requisitos e realização de tarefas para liberar a navegação grátis. Em alguns casos, é possível obter serviços adicionais (SMS, ligações gratuitas entre números da mesma operadora, entre outros).

No entanto, é importante mencionar que esses pacotes geralmente possuem restrições e limites de dados a serem utilizados.

Conheça os planos

Claro Prezão Free

A Claro oferece um plano de internet grátis através de um aplicativo separado, onde os usuários são desafiados a realizar certas tarefas para ter acesso à rede. Alguns destaques do plano são:

  • Assistir a vídeos curtos (com duração média de 5 a 30 segundos) e ganhar moedas.
  • Trocar as moedas acumuladas por pacotes de internet diários, que incluem ligações e SMS ilimitados.
  • Ganhar moedas ao baixar e instalar aplicativos recomendados pelo Claro Prezão Free, pela primeira vez no celular.

No momento, apenas os clientes da Claro na modalidade pré-pago têm acesso a esse benefício. Para participar, basta baixar o aplicativo, que está disponível apenas para celulares Android.

Caso você não seja cliente da Claro e queira aproveitar o plano, será necessário adquirir um chip da operadora. No entanto, é importante ressaltar que pode ser necessário aguardar um período de 24 horas para ter acesso ao aplicativo após a compra do chip.

TIM Fun

O TIM Fun oferece internet grátis para clientes pré-pago e TIM Beta, mas apenas em dispositivos Android.

No serviço, os usuários acumulam pontos ao jogar jogos, assistir vídeos e completar ofertas e pesquisas. Quando atingirem a pontuação necessária, é possível trocar os pontos por pacotes de dados móveis gratuitos.

O aplicativo do TIM Fun é gratuito e está disponível para download, mas é necessário ter mais de 18 anos. Ao fazer o download, o usuário recebe automaticamente um bônus de 1 GB de dados.

Embora clientes de outras operadoras possam acessar o serviço, só poderão resgatar os pontos acumulados se se tornarem clientes da TIM.

A TIM estabelece que os pontos expiram após 90 dias de inatividade. Portanto, é importante abrir o aplicativo do TIM Fun pelo menos uma vez a cada três meses e realizar qualquer uma das atividades disponíveis.

Para usar o aplicativo, é necessário estar conectado à internet, pois ele depende de dados móveis para funcionar adequadamente.

Vivo Ads

O Vivo Ads é uma solução de marketing lançada pela Vivo em maio de 2016. A modalidade está disponível para clientes pré-pago, pós-pago e controle.

Funcionamento do Vivo Ads:

  • Quando os dados móveis dos clientes se esgotam, eles recebem uma propaganda em vídeo com cerca de 30 segundos.
  • Ao assistir à propaganda, os clientes ganham internet grátis extra para usar.
  • Após a exibição da propaganda, o cliente é convidado a responder uma questão relacionada ao vídeo.
  • Essa etapa serve como uma forma de garantir que o conteúdo tenha sido realmente assistido.
  • Se o cliente acertar a pergunta, um novo pacote de dados é liberado.

É importante destacar que as propagandas do Vivo Ads só aparecem quando o usuário está utilizando uma conexão móvel (3G, 4G ou 5G). Os anúncios não são exibidos quando a conexão é feita através de Wi-Fi.

Veek Pré 2.0

A operadora virtual Veek também possui um sistema semelhante aos seus concorrentes, oferecendo vídeos de anúncios em troca de internet.

O serviço está disponível para clientes pré-pago da Veek, ou seja, para aproveitar o serviço, é necessário ser cliente da operadora.

Para se tornar cliente é necessário pagar (uma única vez) o valor de R$ 25,00, a partir disso você já está apto a assistir as propagandas para ganhar internet grátis (até 2GB por mês) e 10 SMS por dia. A única restrição é que ligações telefônicas não estão inclusas.

Como funciona:

  • É necessário instalar o aplicativo (disponível para celulares Android e iOS) no celular e realizar um “check-in”.
  • Durante o “check-in”, será exibido um anúncio em vídeo com duração entre 6 a 30 segundos.

A quantidade de dados gratuitos disponibilizados por dia é limitada. No plano Pré 2.0, a Veek oferece até 2 GB de internet por mês. O plano também inclui 10 SMS por dia.

No entanto, é importante ressaltar que o plano não inclui minutos para ligar para outros clientes. Se o usuário consumir todo o seu pacote de dados, será necessário comprar novos dados separadamente, caso precise de mais internet.